ANTES DE DOOM 3, A MIDWAY JÁ VINHA APOSTANDO NO GÊNERO TERROR NA SÉRIE.
O peso de redimir a humanidade, nos ombros de uma pessoa. |
Esse é um resumo bem brega da atmosfera geral do jogo. É importante ter esses conceitos narrativos em mente, pois, por mais clichês e batidos que pareçam, eles são muito bem adaptados para a experiência do jogo.
Só existe você, demônios e restos humanos. |
As
exigências da Nintendo em ter uma versão diferente do jogo fizeram com que a
Midway não trabalhasse apenas na sonorização do jogo. É importante dizer, que ela já tinha refeito a trilha sonora para as versões do Playstation de Doom com os mesmo conceitos artísticos, mas os jogos para o console da Sony continuavam basicamente os mesmos. O que torna interessante a versão do 64 não é só os 32 mapas exclusivos, mas sim que, todos esses 32 mapas foram exclusivamente pensados para a física de jogo que só era possível na nova engine desenvolvida visando o console da Nintendo. Então como a Midway já tinha todo um novo estilo de
trilha sonora pronto, ela aproveitou a oportunidade para trabalhar em um level design e uma direção artística que combinasse mais com aqueles conceitos sonoros do que as estruturas originais de Doom. Então toda a palheta de cores
foi modificada, monstros coloridos e cenários espalhafatosos foram trocados por
demônios obscuros e cenários com contrastes mais intensos. Todos os traços
ficaram mais nervosos, não havia mais nenhum monstro com uma aparência tão amigável. Para os desenhos de fases, aproveitaram a possibilidade de um pensado pra renderização 3D do Nintendo 64 e estruturaram a principal característica de diferencia esse jogo, dramáticas e instantâneas mudanças de cenários. Nessa versão do jogo, apertar
um botão pode significar mudar o desenho do local inteiro. Logo, o jogo utiliza da constante insegurança do jogador (já que nenhuma parede é segura), para criar uma tensão que a versão original não tinha, porque pegar qualquer item parece uma ameaça. Os novos mapas carregam uma verossimilhança
muito maior que o jogo original. Os locais parecem coisas passiveis de existirem naquela realidade, estações espaciais com utilidades reconhecíveis, grandes templos, altares de culto, palácios,
bibliotecas, cavernas, etc. E por mais que a Nintendo incentivasse jogos feito para todas as idades, a Midway não pareceu ligar para o selo de Mature que o jogo recebeu, e vale citar que coisas que eram comumente retirada em jogos com o selo de qualidade Nintendo permaneceram nessa versão, como referências simbológicas ocultistas, pentagramas, cruzes invertidas, imagens de demônios estão distribuídas em
grandes quantidades e vão aumentando conforme você chega em partes mais avançadas do jogo.
Traços mais sérios e sombrios, cheio de símbolos ocultistas. |
Introdução do jogo. Trilha sonora completa, composta por Aubrey Hodges.
Addendum
Engine de conversão do Doom 64 para o PC. (https://doom64ex.wordpress.com/)
Textos dos próprios jogos do Doom, incluindo o 64, sobre a história. (em inglês: http://goo.gl/O8vKMd)
Textos dos próprios jogos do Doom, incluindo o 64, sobre a história. (em inglês: http://goo.gl/O8vKMd)
Entrevista por FirebrandX para o Doom Depot com Tim Heydelaar e Randy Estrella, level designers de Doom 64. (em inglês: http://goo.gl/4sRXNN)